O Município do Porto está dotado de instrumentos de planeamento de última geração que definem orientações relativamente ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil.


Estes documentos, aliados à colaboração dos agentes de proteção civil com responsabilidade de atuação na área do Município e demais entidades com o especial dever de cooperação, são um forte contributo para a gestão eficaz das situações de emergência.


O Porto é um Município alinhado com a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, pelo que promove atividades em prol da preparação, gestão e redução de riscos, bem como a divulgação de informação junto dos munícipes sobre medidas preventivas e condutas de autoproteção face aos riscos existentes e cenários previsíveis.


A cidade do Porto é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Cidade Resiliente”, uma campanha que encoraja as cidades a implementar medidas que contribuam para o aumento da resiliência a catástrofes e que tem como objetivos:


·  Reduzir o risco com enfoque na prevenção;


·  Antecipar a incerteza e ameaça;


·  Resistir ao desastre, através de melhor socorro e rápida recuperação.


A proteção civil é uma atividade de todos nós, razão pela qual,


TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Veja os eventos de Segurança